10/09/2020 - RESULTADO DE VOTAÇÃO - ASSEMBLEIA VIRTUAL CCT CARGAS 2020/2021

COMUNICADO

RESULTADO DE VOTAÇÃO - ASSEMBLEIA VIRTUAL – CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DE CARGAS 2020/2021

Comunicamos o resultado da apuração dos votos para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para o período 2020/2021.

Os trabalhadores, por maioria, optaram por não ter reajuste, mas manter as atuais cláusulas da CCT 2019/2020.

Os votos ficaram assim distribuídos:

39 votos pela PRIMEIRA OPÇÃO, que correspondia ao reajuste de 2,50% retroativo a maio de 2020 condicionados  a (i) supressão da cláusula referente o pagamento/folga de gratificação dos meses  com 31 dias; (ii) regulamentar o regramento de medidas emergenciais de regulação das relações de trabalho, como forma de preservar a saúde dos trabalhadores e evitar a insolvência das empresas e conservar os postos de trabalho, nos termos da Medida Provisória número 936 publicada em 1 de abril de 2020; (iii) admitir, em razão do estado de calamidade, pela possibilidade da transferência eventualmente realizada pelas empresas do saldo do banco de horas da convenção coletiva de trabalho encerrada em 30 de abril de 2020 para o próximo período de compensação; e (iv) estabelecer no novo instrumento coletivo que o período de compensação do banco de horas será de seis meses e regulamentar que no término do primeiro período de compensação o saldo positivo no banco horas será pago pelo empregador e o saldo negativo do empregado poderá ser transferido para o próximo período de compensação que terminará em 30 de abril de 2021.

85 votos pela SEGUNDA OPÇÃO, para não haver reajuste salarial e manter as atuais cláusulas da CCT 2019/2020.

42 votos para que fosse distribuída ação de dissídio coletivo.

5 votos nulos.

18 votos em branco.

3 votos não computados por terem sido enviados após o prazo da votação (inicio 01/09/2020 às 08:00 e término 08/09/2020 às 17:00)

O sindicato, em razão do encerramento da apuração dos votos, prosseguirá com os ajustes finais para assinatura da CCT 2020/2021.